O que é o Google Meu Negócio? 

O Google Meu Negócio (que costumava ser conhecido como Google Local e Google Places) é a plataforma que alimenta os perfis de negócios do Google e que oferece ao seu negócio a oportunidade de estar presente no pacote local, além de aparecer em vários resultados diferentes e gerenciar como suas informações são exibidas em cada um.

É uma plataforma que todos os proprietários de negócios locais devem conhecer e utilizar, pois as informações que enviar para o seu perfil podem aparecer de várias formas diferentes no mecanismo de pesquisa, incluindo o painel de conhecimento (knowledge panel), o pacote local e os mapas. Vamos falar sobre cada um deles.

Painel de conhecimento do Google

O knowledge panel é a caixa de informações que aparece na parte superior direita dos resultados de pesquisa (para desktops) ou perto da parte superior da página no celular quando alguém pesquisa especificamente seu negócio.

Ele é conhecido como painel de conhecimento porque exibe informações essenciais, incluindo endereço, horário de atendimento, número de telefone, site, link para direções de localização e outras informações importantes, dependendo do setor. 

Pacote local do Google

São os três resultados de perfil de negócio que aparecem sob o mapa quando um usuário faz uma pesquisa localizada.

Google Maps

O Google Maps (tanto para computador como para dispositivo móvel) destina-se a ajudar quem procura direções de localização e também quem quer descobrir negócios e locais.

Como faço para colocar produtos em destaque no Google My Business? 

O Google Meu Negócio oferece uma série de benefícios que os negócios locais precisam conhecer, como ajuda para alcançar novos clientes, aumentar a visibilidade geral e garantir que os clientes encontrem informações de forma rápida e fácil.

Lembre-se: as pesquisas locais vão além da simples descoberta de novos negócios. Muitas vezes, as pessoas procuram direções de localização, informações de contato, a ocupação dos locais, comentários e muito mais. Confira os benefícios que o Google Meu Negócio oferece os negócios locais.

Oportunidade única de aparecer em perfis

Sem um perfil do Google Meu Negócio, você não aparecerá no Google Maps ou no pacote local e correrá o risco de o painel de conhecimento estar incorreto ou ter poucas informações.

Esses perfis são essenciais, pois se destacam para os usuários quando são exibidos, e é esse tipo de perfil que chama a atenção que você não quer perder. 

Capacidade de reunir e exibir comentários

Com o Google Meu Negócio, você pode reunir comentários de clientes e demonstrar a qualidade de seus produtos ou serviços para clientes em potencial.

Cada vez mais, os usuários buscam provas sociais de que um negócio merece sua clientela, e os comentários online são um dos principais meios de influência em 2021. Uma avaliação 5 estrelas se destaca, e a implementação de uma estratégia para incentivar seus clientes a classificar seu serviço ou produto é um caminho longo para impulsionar novos negócios.

Mas, além disso, foi relatado que os comentários são um fator chave de posicionamento nos resultados do pacote local, o que significa que a maioria dos negócios simplesmente não pode se dar ao luxo de ser o único que não tem fortes sinais de confiabilidade visíveis em seus perfis. 

Tenha informações sobre o seu negócio

O Google Meu Negócio pode oferecer informações sobre o seu negócio que você não teria acesso com outras plataformas e que podem ajudar a tomar decisões estratégicas. Essas informações incluem:

  • O número de visualizações que seu perfil, fotos e postagens recebem.
  • As consultas de pesquisa que as pessoas usam para encontrar seu negócio.
  • O engajamento.
  • Um perfil do seu público (faixa etária, gênero e países).
  • O número de cliques no site, ligações telefônicas e consultas de direção de localização.

Para aproveitar ao máximo seu perfil do Google Meu Negócio, ele precisa estar configurado e otimizado corretamente. Vamos tentar responder às perguntas mais comuns sobre isso abaixo.

O Google Meu Negócio é gratuito?

O Google Meu Negócio é totalmente gratuito e não custa nada configurar o seu negócio na plataforma. Não há nenhuma opção premium, e você tem acesso total à ferramenta ao simplesmente configurar sua página. O GMB pode ser acessado por todos os tipos de negócios, e você pode começar imediatamente.

Em comparação com muitas ferramentas, que têm vários níveis de assinatura (muitas vezes incluindo versões gratuitas), essa oferece acesso exatamente aos mesmos recursos que seus concorrentes têm — sejam eles pequenos negócios locais ou cadeias globais.

Como configurar um serviço no Google Meu Negócio

Configurar o seu negócio no Google Meu Negócio é uma tarefa simples que não deve demorar muito, e é o primeiro passo para aumentar a visibilidade online do seu negócio na sua área de serviço.

Este é um guia passo a passo sobre como configurar sua página.

Etapa 1: Acesse a página de criação do Google Meu Negócio

Acesse a página “Criar” do Google Meu Negócio e pesquise o nome do seu negócio. Essa etapa ajudará você a conferir rapidamente se já configurou uma página do GMB antes, caso não tenha certeza. 

Assumindo que você não encontrará um perfil do seu negócio, pode clicar na janela pop-up que deve ter aparecido ou usar o link “adicionar seu negócio ao Google”.

Etapa 2: Preencha o nome do negócio

É aqui que você precisa colocar o nome do negócio. Adicione o nome usado no mundo real aqui, e saiba que o uso desnecessário de palavras-chave dentro do nome pode suspender o perfil (então, não faça isso). 

Etapa 3: Escolha a categoria à qual seu negócio se encaixa melhor

Agora você precisa escolher a categoria principal que melhor representa o seu negócio. Na maioria dos casos, você terá várias opções, portanto, escolha a que melhor descreve você.

Não se preocupe se achar que há mais de uma que poderia ser usada de forma intercambiável — você poderá adicionar mais informações depois.

Etapa 4: Escolha se quer ou não adicionar uma localização

É aqui que você escolhe se quer ou não incluir uma loja física que o público pode visitar (e mostrá-la no Google Maps).

Etapa 5: Adicione seu endereço

Preencha seu endereço completo inclusive adicionando novas linhas, se for necessário, para que os clientes encontrarem seu local com facilidade.

Etapa 6: Confira os perfis possíveis

Nesta etapa, talvez seja solicitado que você confirme se algum dos locais existentes é o seu negócio, caso seja encontrada uma possível correspondência aproximada. Se nenhuma delas for o seu negócio, escolha essa opção e prossiga.

Etapa 7: Escolha se quer ou não oferecer seus serviços para usuários fora dessa localização

Neste exemplo, estamos vendo o processo de criação de uma pizzaria fictícia e, nesta seção, escolhemos “sim” para as opções de retirada no local e entrega.

Por outro lado, cabeleireiros, que atendem clientes apenas em seu salão, escolheriam “não”.

Etapa 8: Selecione as regiões em que você oferece seus serviços

Se você selecionou “sim” na etapa anterior, poderá escolher as regiões em que pode oferecer seus serviços (é possível adicionar mais de uma).

Etapa 9: Adicione suas informações de contato

Em seguida, adicione seu número de telefone e a URL do site (ou opte por não adicionar o link de um site e configure um site do Google gratuito com base no seu perfil).

Etapa 10: Aceite receber atualizações e recomendações

Falta pouco! Basta escolher se deseja ou não aceitar atualizações e recomendações do Google para sua página do GMB. Recomendamos que aceite, mas a decisão é sua.

Etapa 11: Conclua e gerencie seu perfil

Você já terminou de adicionar as informações. Agora, basta clicar em “concluir” e sua página do GMB estará configurada. Só falta verificar o perfil.

Etapa 12: Verifique o perfil

Há opções para verificar seu perfil: é possível verificar instantaneamente, através de uma ligação telefônica automática (o método recomendado), ou do envio de um cartão postal para o seu endereço, o que pode demorar até 4 dias. Se quiser, pode optar por fazer a verificação mais tarde, mas isso significará que você não pode gerenciar o perfil por completo por enquanto.

Etapa 13: Conheça seu painel do GMB

Depois de verificar o perfil, você terá acesso ao painel do GMB e poderá conclui-lo, adicionando horário de atendimento, fotos, logotipo, descrição e muito mais.

Você precisa ter um endereço físico para usar o Google Meu Negócio?

Para reivindicar sua página do Google Meu Negócio, você deve ter um negócio que tenha uma loja física ou que chegue à localização do cliente. Digamos que você seja um encanador, por exemplo. É provável que não tenha uma localização física convencional, mas atenda clientes a domicílio.

Em suma, você deve interagir pessoalmente com os clientes para conduzir seus negócios.

Ou, em outras palavras, não pode configurar uma página do Google Meu Negócio se for um negócio apenas online ou virtual e não tiver um local físico. Você precisará usar um endereço ao configurar e verificar sua conta. No entanto, é possível optar por não exibi-lo publicamente.


O que fazer se você trabalha em casa e não quer que seu endereço fique visível no GMB

Escolher não exibir seu endereço comercial publicamente é a opção ideal para quem trabalha em casa e presta serviços aos clientes a domicílio, mas não quer que o endereço seja exibido com o perfil. Para fazer isso, verifique se você está conectado ao Google Meu Negócio e acesse a guia “Informações”.

Encontre seu endereço e clique no ícone de lápis ao lado dele, que levará para a tela de edição. Você verá um botão “limpar endereço” na parte inferior da janela pop-up (na imagem abaixo). Clique nele.

Depois, clique em “Aplicar” e seu endereço terá sido removido do perfil.

Verifique novamente se os locais listados como suas áreas de serviço (a seção abaixo na tela principal de “informações”) estão corretos e adicione outros onde você atenda e que estejam faltando.

Impulsione o sucesso do SEO local com o Google Meu Negócio

Se tiver um negócio local, você não pode ignorar os benefícios do Google My Business à sua visibilidade local. Ao acertar o básico e utilizar o maior número possível de recursos, você já estará um passo à frente da concorrência, pois muita gente preenche apenas o básico e não atualiza mais o perfil. Seja o negócio que tem um perfil ativo e movimentado, que ganha comentários de 5 estrelas e cujo perfil os concorrentes gostariam de ter igual.

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